Tiê Sangue

O tiê-sangue, que tem o nome científico de Ramphocelus bresilius e pertence a família Thraupidae. Ele é conhecido em inglês como Brazilian Tanager. O pássaro também conhecido é popularmente por nomes como sangue-de-boi, canário-baeta, chau-baêta, tapiranga, tié-fogo, tié-piranga, tié-sangue e tié-vermelho.

Ele é encontrado exclusivamente no Brasil, desde a Paraíba, passando por Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, incluindo o leste de Minas Gerais. O tiê é considerado o pássaro símbolo da Mata Atlântica. Costuma frequentar comedouros de parques, praças e residências, adora viver em capoeiras, florestas, restingas e também em hortas de verduras e plantações de sementes.

Essa espécie tem porte mediano. Ele pesa cerca de 31 gramas e mede 19 centímetros de comprimento. A espécie apresenta dimorfismo sexual. As características do macho são de ter uma plumagem num tom vermelho intenso, as asas e a cauda pretas e próximo ao bico tem uma faixa branca reluzente. Estas características só são obtidas quando o tiê-sangue atinge a idade de 2 anos. Já as fêmeas não são tão atrativas, possuindo uma plumagem parda.

O tiê-sangue é frugívoro, tendo certa preferência pelos frutos da embaúba e da aroeira, frutas carnudas e secas, botões de flores, néctar, folhas, insetos, vermes e outros pequenos artrópodes.

A reprodução do tiê-sangue começa com a maturidade sexual, por volta dos 12 meses de vida. Ele se acasala nas estações da primavera e verão. As fêmeas botam de 2 a 3 ovos que possuem um tom verde azulado e brilhoso, com algumas machas pretas A fêmea de tiê-sangue irá chocar os ovos por 13 dias. Com cerca de 35 dias de vida os filhotes já se tornam independentes, podendo ser separados dos pais.

O material utilizado para a confecção do ninho, que tem formato é de um cestinho, geralmente é fibra de palmeira, fibra de sisal, fibra de coco e raiz de capim. A incubação é de responsabilidade da fêmea, porém quando os filhotes nascem o macho ajuda na alimentação.

O tiê-sangue não vocaliza um canto melodioso. O som emitido pelo macho é trissilábico e lento e muitas vezes é correspondido com sonorização de outros machos. A fêmea somente pia.