A Sociedade Amigos do Marverde – SAMAVE – foi fundada em 9 de fevereiro de 1991, com o intuito de representar os interesses dos proprietários associados e promover o desenvolvimento do Residencial. Em 09/11/2006, a Prefeitura, por meio do Decreto nº 127/06, concedeu à SAMAVE, pelo prazo de 30 anos, o uso dos bens públicos, integrantes dos logradouros públicos internos (ruas, praças, áreas verdes e institucionais), cabendo à SAMAVE, como cessionária, preservar, conservar e manter os bens concedidos, sem ônus para o Município.
O Residencial Marverde constitui-se de dois loteamentos (MV I e MV II) que ocupam uma área total de aproximadamente 630.000 m2 e está encravado entre áreas de proteção ambiental: limita-se ao norte com o Parque Estadual da Serra do Mar, a leste confronta-se com mata nativa, e a oeste limita-se com o rio Mococa. Conta com acesso ao Parque Estadual, por meio de uma trilha que conduz a uma piscina natural, precedida de pequenas quedas d’água, de águas frias e cristalinas, formadas naturalmente no rio Mococa. A localidade é conhecida como Poço Verde e é procurada por moradores e visitantes, para banhos, massagens nas quedas d’água e contemplação da natureza.
O Residencial conta com três praças, que oferecem equipamentos para a prática de esportes e de exercícios físicos: aparelhos de ginástica, quadras de futebol de areia e de vôlei de areia, quadra poliesportiva, quadra de tênis e campo de bocha.